Imagem obtida no “Centro de Valorização da Vida”
DECLARAÇÃO
da
necessidade de mudança:
O Autocaravanismo – modalidade turística em autocaravana – vive um crescente entusiasmo renovado e ao mesmo tempo, um período difícil, em que a discriminação negativa dos veículos autocaravanas cresce e os direitos dos autocaravanistas estão a ser enfraquecidos.
Considerando os aspetos associativos e de dinâmica de grupo, o Movimento Autocaravanista de Portugal tenta resistir pontualmente, as associações autocaravanistas não encontram uma plataforma de unidade na acção e os autocaravanistas, enquanto cidadãos, não participam activamente nas associações e a maioria continua a recusar o associativismo como forma organizada de intervenção.
As associações e outras organizações de autocaravanistas estão fragilizadas na sua acção pelos baixos níveis de representatividade e têm de enfrentar não só os ataques de sectores economicistas da modalidade como a incompreensão da chamada sociedade civil. A eficácia na acção e a construção da unidade são questões basilares que devem preocupar os autocaravanistas.
Promover a reflexão e o debate com o objectivo de alcançar uma cidadania autocaravanista e o consequente fortalecimento das associações como organizações essenciais de representação e intervenção do Movimento Autocaravanista de Portugal é um imperativo que já tarda.
Urge, portanto, sermos proactivos e desenvolver atividades que congreguem esforços, dinamizem os intervenientes e tragam sentido social às nossas viagens e descobertas!
Não somos, nem pretendemos vir a ser, uma organização concorrencial às associações existentes, pelo que a busca por ideias, soluções, contributos mobilizadores e solidários serão partilhados com todos os interessados e respeitando sempre a autonomia e o princípio de não ingerência nas associações autocaravanistas.
É através de acções culturais, em que se seja mais participante do que espectador, que nos propomos cimentar a unidade entre autocaravanistas e entre associações com a promoção de iniciativas temáticas de cariz cultural, apoiadas, se necessário, em colaboração externa especializada.
É também através de ações de solidariedade, com aqueles que encontramos no nosso percurso, que nos conduzem à ação fraterna, à ajuda e a um olhar atento e amigo.
Mas é igualmente através da partilha de saberes e experiências que o caminho e a viagem se fazem, pois, quem sabe tem obrigação de partilhar com quem quer aprender.
É com estes imperativos, condicionantes e objectivos que nasceu o
MAPAC- Movimento Autocaravanista Pró Arte e Cultura
Uma
Solução Sócio-Cultural
para a
Unidade e Activismo Autocaravanista
Portugal, Jardim dos Sete Castelos, 11 de Dezembro de 2021
Sem comentários:
Enviar um comentário